quinta-feira, 30 de abril de 2009

Um doce tenor, curtinha de Paulo Carregosa

01 – ext. – Sede Local do PSD (Seixal)

Imagem da sede do PSD no Seixal. O plano foca inicialmente a sigla do partido e a bandeira.
Avança depois para uma das janelas da sede.



corta para


02 – int. – SEDE

Numa mesa redonda Paulo e Raul estão a combinar a estratégia para a campanha autárquica. No entanto, falam também de outras coisas nomeadamante de fofoquices e formas de tramar outros companheiros de partido (1)



Raul
É como te digo o tipo é “muita parra e pouca uva”. Conhecemo-nos na Faculdade, ele depois interrompeu o curso e casou com a gaja das Doce, a Fá. Lembras-te dela?

Paulo
A tipa das Doce? Lembro-me perfeitamente! Eh pá, e agora anda a dar entrevistas armado em intelectual a dizer que leu livros que nem sequer existem…O barbuças do Pacheco é que o desmascarou.
E anda a tramar a Manela. Porra, onde é que já se viu um gajo a organizar movimentos, a dar palestras. Está a correr por fora à espera que ela caia.

Raul
Pois o Passos Coelho é um gajo do caraças. Ambicioso até mais não. Irra, que é demais!!
Mas tem boa presença e voz, disso não há dúvida, que são coisas importantes nos dias de hoje.
Encontrei-o há dias e tivemos a recordar velhos tempos. Ele há coisas do caraças, e esta tu não sabes de certeza. Tivemos aulas de canto juntos, há uns anos com uma professora do conservatório que por acaso também é de Aguiar da Beira…

paulo
Sim, eu li ou ouvi que ele, se quisesse, tinha sido tenor porque tinha voz para isso.

raul
Olha, nós éramos os melhores tenores só que eu era um bocadinho superior a ele.
Eu, depois, e por curiosidade, ainda tirei uma pós graduação em ventríloco.
Mas a fofoquice que eu te queria contar é a seguinte. Eh pá, estas coisas são como são. O Pedro é um bom rapaz mas todos temos os nossos pontos fracos, e o que é facto que ele tem um passado que não gosta que venha à tona. Eh pá, não sei se é por receio de ter sido casado com a tal tipa das Doce e que isso lhe tire credibilidade… O que até é estúpido porque foi há tanto tempo…

Paulo
Porra, desembucha lá que já estou em pulgas!

Raul
Vais-te rir…
Pois o nosso companheiro PPC não pode ouvir alguém a cantar o “Ali Babá” das Doce com voz de tenor!! Imagina…
(Raul canta a primeira estrofe da canção)
com a sua voz de tenor)
Eh pá, mas fica completamente desorientado! Esta mistura de regresso ao passado dá cabo dele!
Não consegue articular duas ideias seguidas e lá se vai a clareza do raciocínio.
Não percebe as perguntas, responde a gaguejar, é um descalabro!

Paulo
Mas isso é bestial, pá!
A Manela vai gostar de saber isso, e a nossa questãozinha com ela é capaz de se tornar… como dizer, insignificante!


corta para

03- INT. SEDe do PSD Nacional

Vê-se o portão da sede.
No interior Manuela Ferreira Leite está a
escrever quando o telefone toca.

ManUela
Sim, quem fala?

Paulo
Olá Dra, é o Paulo, como está?

Manela
Olá Paulo Rangel, ainda que bem me liga….

Paulo
Nâo, Dra Manuela, não é esse Paulo. É o Paulo Cunha, do Seixal, como está?


Manuela Ferreira recolhe o sorriso e põe um
ar mais grave

MANUELA
Olá, como vai?

PAULO
Oh Dra Manuela, estou aqui em reunião com
Raul, o Dr. Pinto, lembra-se dele?


manuela

Oh Paulo, eu acho que já fui clara quanto a esse assunto. O Dr. Pinto não vai poder ser cabeça de lista à Assembleia Municipal de Aguiar da Beira e simultaneamente candidato à Assembleia Municipal aí do Seixal, ainda que em lugar não elegível. São coisas que retiram credibilidade, percebe?

PAULO
Mas, Oh Dra Manuela, a propósito de credibilidade tenho uma história para lhe contar que é capaz de lhe interessar…

manUela
Ah, é?? E que história é essa??
Paulo pisca o olho a Raul

Paulo
O Raul.. .perdão, o Dr. Pinto, conhece uma historieta do PPC bem engraçada e talvez um pouco embaraçosa, que diz??
Manuela Ferreira Leite
ajeita-se melhor na cadeira e
tira os óculos
MANUELA
Quero que ma conte, e já agora que seja verdade, é a minha politica como sabe…

PAULO
Pois cara Dra Manuela o Dr. Pinto conheceu o PPC há uns anos. Andaram juntos na Faculdade de Economia e tiveram aulas de canto no Conservatório.
O Dr.Pinto descobriu que o PPC, vá-se lá saber porquê, tem uma questão mal resolvida no passado com a qual tem dificuldade em lidar…

MANUELA
Ah, sim?? E que questão é essa??

PAULO
Pois o nosso amigo,não vai acreditar, fica perturbadíssimo quando ouve alguém cantar com voz de tenor o Ali Babá das Doce!! Imagine isto no meio de um debate ou numa palestra!!
Setinha para cima, não Dra Manuela??

MANUELA
Não acredito, Oh Paulo!! O “piqueno” tem esse problema? Pois eu sabia da história com essa Fá das Doce, acho que já estão divorciados, e também das afinidades dele para o canto, mas … que interessante…
Mas, oh Paulo, como é que isso se processaria, digamos que, em termos operacionais??

PAULO
Tinhamos que infiltrar aqui o Raul, certamente com recuroso a disfarces, nos locais e às horas onde estivesse o PPC.
Imagine uma entrevista à saída daqueles colóquios que ele organiza…
Há uma pergunta da repórter da SIC, e o Raul disfarçado de jornalista com um cubo de uma outra qualquer estação de rádio ou TV começa a cantar a tal canção.
É que há um detalhe que ainda não lhe contei o Raul é ventríloco, de forma que não é muito fácil saber quem está a cantar, e nesse entretanto os sinais de perturbação começam a fazer-se sentir! Que me diz??

MANUELA
Olhe Paulo, estou sem palavras…
Não sei o que lhe dizer…

PAULO
Oh Drª Manuela e quanto à questão da acumulação do Dr. Pinto? É que ele dava-me um jeitaço aqui no Seixal. É uma pessoa muito séria que gosta de políticas de verdade e amigo do seu amigo, como se pode ver nesta história.

MANUELA
Ok, vou analisar melhor. O argumento que serviu para dizer que não havia credibilidade pode também funcionar em sentido contrário ou seja, como está no Seixal em lugar não elegível é a prova provada que não queremos enganar ninguém. Aparece num lugar simbólico, tá a ver oh Paulo? Eles comem…
Mas olhe que ainda nem estou em mim, era difícil uma notícia que me pusesse mais bem disposta…
Estou rodeada de dois Paulos de luxo. Você e o Rangel.
Se fosse professora de matemática punha o Paulo em evidência, abria parêntesis e lá dentro ficava Rangel + Cunha e voltava a fechar parêntesis! Ou seja, o nosso slogan passaria a ser:
Paulo Rangel + Paulo Cunha=
=Paulo (Rangel + Cunha) = Política de Verdade
É a propriedade distributiva da multiplicação
aplicada à política.
A questão é que a populaça não é lá muito forte em matemática, e provavelmente mais uma vez eu não seria compreendida…


(1) Num partido democrático as traições e jogos de poder são coisas normais.
É um trabalho como outro qualquer. É um facto que não é remunerado. Mas dá-lhes um gozo…)

Sem comentários:

Enviar um comentário